Belém Novo

Categoria do post: Fotos

Veludo e Leblon: no inverno ou no verão, curtir tudo isso tudo é muito bom!

Escadarias do morro da Cuíca (agora iluminada): quem nunca passou por ali?

Agora com fotos da escadaria iluminada por luminárias recém instaladas, atualizamos esse post de 2013 para mostrar como ficou um dos locais mais legais do bairro. E para lembrar que sempre vale a pena cobrar nossos direitos como cidadãos, buscando fazer do nosso Belém Novo um lugar com mais segurança e qualidade de vida, preservando sua memória e cuidando de suas inúmeras belezas naturais.

Para isso, ao constatar um problema no bairro (iluminação, esgoto, lixo, focos de mosquitos Aedes, etc) lembre-se de ligar gratuitamente para o fone 156 da prefeitura, anotar o protocolo, perguntar qual o prazo e cobrar novamente caso este seja descumprido. Caso o problema persista mesmo assim, informe o número do protocolo ao CAR Estremo Sul (Fone 32470939) e peça apoio para resolver a questão. Saiba mais sobre esse e outros procedimentos acessando nosso Guia do Cidadão em https://belemnovo.com.br/?s=guia.


 

Escadarias do Morro da Cuíca - descida

Escadarias do Morro da Cuíca – descida

Escadarias do Morro da Cuíca - subida

Escadarias do Morro da Cuíca – subida

A escada

São 147 degraus de uma antiga escada cheia de histórias. Alguns a utilizavam para chegar ao cume do morro e ainda subir na antiga caixa d’água (Reservatório Boa Vista) para ver o sol nascer, cometas passarem ou fins de tarde espetaculares. Coisa arriscada e um dos fatores que motivaram a sua demolição em 2007.

Mas a escada continua lá, sob a sombra das árvores que quase formam um túnel. Com o mato tomando conta e tendo lixo depositado irregularmente, teve uma limpeza realizada pela prefeitura em 2011, após pedido da comunidade.

Em 2012, também serviu de “trilha” para realização de freeride, modalidade de mountain bike onde se desce de bicicleta alguns caminhos tortuosos e inusitados.

Atualmente, encontra-se limpa e iluminada, servindo principalmente de acesso aos moradores de cima do morro ou aos que preferem torrar muitas calorias subindo como exercício os seus mais de cem degraus.

 

Escadarias do morro da Cuíca durante o dia, antes da instalação das luminárias:

Escadarias do morro da Cuíca durante o dia, antes da instalação das luminárias

Escadarias do morro da Cuíca durante o dia, antes da instalação das luminárias

Escadarias do morro da Cuíca durante o dia, antes da instalação das luminárias

Escadarias do morro da Cuíca durante o dia, antes da instalação das luminárias

 

Registros das aves encontradas no bairro

Aves-daquiBelém Novo ainda possui um rico patrimônio natural, repleto de aves que passam ou fazem daqui o seu habitat. Para incentivar a preservação de nossa fauna e o seu registro fotográfico, criamos essa seção exclusiva para mostrar as aves encontradas no bairro (não vale foto de aves em gaiola!). Participe nos enviando as suas para o e-mail admin@belemnovo.com.br, informando seu nome, o local da foto e a espécie da ave, caso saiba. Dica: cadastre-se no site WikiAves, onde você também pode publicar suas fotos de aves nativas e descobrir as espécies com especialistas.

Clique sobre a foto para ver sua versão ampliada e com melhor qualidade.

Uma volta no Veludo é tudo!

Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS Volta do Veludo - Belém Novo - Porto Alegre / RS

Em cores ou preto e branco, curta as belezas do nosso bairro.

Mais algumas cenas bacanas desses pagos, registradas pelo amigo Thiago de Oliveira.

Outras fotos dele você pode encontrar em flickr.com/thiago_click ,  facebook.com/thiago.deoliveira.9847  e  olhares.sapo.pt/Thiago_click/

Barcos em Belém

Fotos de um Guaíba que aqui oferece condições para tudo: esportes, festividades, ecoturismo, fotografias, pesca e transporte de cargas. Torcemos pelo seu uso também para o transporte público, que por vias terrestres está cada vez mais complicado para quem se desloca para o centro da cidade.