O Consórcio de Transporte Seletivo por Lotação da Zona Sul (ZSUL) teve sua proposta técnica e comercial considerada vencedora no julgamento inicial da concorrência pública para operação das linhas de lotação (Categoria Especial) Restinga e Belém Novo. No total, quatro empresas apresentaram propostas no dia 21 de agosto. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a definição do processo licitatório acontece somente após o cumprimento de todos os prazos legais, onde há possibilidade inclusive de recursos.
Serão 30 veículos (mais quatro de reserva técnica), todos adaptados para cadeirantes. “A meta é que as linhas entrem em operação até o final deste ano, para o atendimento da população. Todos os veículos serão adaptados para cadeirantes, com capacidade de 25 pessoas sentadas. Destes, 14 (mais dois de reserva técnica) serão da linha Belém Novo e 16 (mais dois de reserva técnica) atenderão a Restinga”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
As novas lotações da Restinga e Belém Novo estão sendo criadas a partir de lei proposta pela prefeitura, atendendo também a solicitação da comunidade. O projeto básico define dados como demanda das linhas, tipo de veículo e proposta inicial de itinerário. Os veículos atuarão nas duas linhas, ligando bairros como Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponta Grossa ao Centro Histórico da cidade.
Categoria especial – O projeto prevê que o novo serviço entre em operação com bilhetagem eletrônica, acessibilidade universal e ar-condicionado em toda a frota. A atividade será classificada como categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo com trajetos mais longos por percorrerem bairros afastados do Centro, a lei garante o mesmo valor da passagem praticado na categoria de lotação comum, hoje definido em R$ 4,25.
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/?p_noticia=154695