Belém Novo

Gambás estão em período de amamentação: ajude a protegê-los!

“Gambás” procede do tupi gã’bá, “seio oco”

De fato, os gambássaruês ou raposinhas precisam de sua proteção. As gambás em período de amamentação ficam mais lentas e correm sérios perigos. Nós somos privilegiados por vivermos em contato com essa natureza. Com efeito, Belém Novo ainda tem uma rica fauna e flora. Os gambás são nossos vizinhos. Precisamos tratá-los com amor e protegê-los!

Abundantes na zona rural de Porto Alegre, aparecem mais durante a primavera, época de reprodução da espécie. Sem dúvida, são geralmente encontrados invadindo residências em busca de alimentos e abrigo. Não raros são os relatos de animais encontrados dentro de armários ou latas de lixo. Geralmente as mães gambás são vítimas de ataques por cães ou atropelamentos.

Assim, a  reprodução da espécie é no período primaveril. Os gambás são animais marsupiais, ou seja, com útero incompleto e período de gestação curto (11 a 12 dias). Quando filhotes, nascem ainda malformados, migram para a barriga da mãe até a bolsa ventral, onde permanecem por 70 dias amamentando-se. A mãe gambá tem 21 filhotes por gestação, mas apenas cerca de 9 sobrevivem, devido à disputa pela amamentação.

Características dos gambás

Os gambás são animais com quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, sem contar com a cauda, que chega a medir quarenta centímetros. Têm um corpo parecido com o do rato, incluindo a cabeça alongada. A cauda tem pelos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm cinco dedos em cada mão, com garras; o primeiro dedo das patas traseiras, a saber, hálux, é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha. Têm marsúpio, a saber, bolsa externa. No entanto, ao contrário da maioria dos marsupiais, sua cauda é menor que seu corpo.

Reprodução

Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando dez a vinte filhotes em cada gestação, que dura de doze a catorze dias. Como nos restantes marsupiais, ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento, que se dirigem para o marsúpio, onde ocorre uma soldadura temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo. Os filhotes permanecem no marsúpio até quatro meses e, quando crescem não são ainda capazes de viver sozinhos, são transportados pela mãe em seu dorso. Em cativeiro, o período de vida é de dois a quatro anos.

Comportamento

Os gambás não vivem em grupos, mas, na época da reprodução, eles formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores.Seus hábitos são noturnos. Por isso, quando começa escurecer, os gambás saem de seu abrigo para caçar e coletar alimentos. Sendo um animal onívoro, se alimenta praticamente de tudo, como: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos (caranguejos encontrados em zonas de manguezais), anfíbios, serpentes, lagartos, pequenos mamíferos e aves (ovos, filhotes e adultos).

Ajude a protegê-los! Eles são muito dóceis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *