Quatro empresas apresentam propostas para linhas de lotações

Linhas Restinga e Belém Novo terão 34 veículos, todos adaptados a cadeirantes

Na tarde desta terça-feira, 21, na secretaria da Fazenda de Porto Alegre, foram apresentadas em licitação pública as quatro propostas de empresas para operar as novas linhas de lotação da Restinga e Belém Novo. As interessadas em prestar o serviço de transporte são: Stadbus Transportes, Consórcio Seletivo Sul, Viação Reunidos e Consórcio Seletivo de Transporte por Lotação da Zona Sul. (vídeo)

A prefeitura vai analisar as propostas e a expectativa é de que em 45 dias seja conhecida a empresa vencedora da permissão pública(…) “Até o final do ano, as linhas devem entrar em operação. Ao todo, serão 34 veículos do tipo táxi-lotação, todos adaptados para cadeirantes e com capacidade de 25 pessoas sentadas. Destes, 16 serão da linha Belém Novo e 18 da Restinga”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

As novas lotações da Restinga e Belém Novo foram criadas a partir de lei proposta pela prefeitura, atendendo também solicitação da comunidade. O projeto básico define dados como demanda das linhas, tipo de veículo e proposta inicial de itinerário, que pode ser alterada de acordo com a necessidade. Os veículos atuarão nas duas linhas, ligando bairros como Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponto Grossa ao Centro Histórico da cidade. A linha Restinga passaria pela Juca Batista, Cavalhada e Azenha, enquanto a Belém Novo funcionaria pela Juca Batista, Wenceslau Escobar e Padre Cacique.

O projeto prevê que o novo serviço entre em operação com bilhetagem eletrônica, acessibilidade universal e ar-condicionado em toda a frota. A atividade será classificada como categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo com trajetos mais longos por percorrerem bairros afastados do Centro, a lei garante o mesmo valor da passagem praticado na categoria de lotação comum – hoje definido em R$ 4,25.

Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Manuel Petrik
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Um comentário em “Quatro empresas apresentam propostas para linhas de lotações”

  1. Espero sinceramente, que outras empresas explorem o transporte coletivo num todo, pois a concorrência é salutar melhorando a prestação de serviço e atendimento.Quebrando assim o monopólio makeado de consórcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *