Restinga e Belém Novo ganham linha de lotação

Licitação deve iniciar em agosto e linha pode começar a operar ainda neste ano

Crédito: Elson Sempé Pedroso / CMPA / CP

Moradores do Extremo Sul de Porto Alegre serão beneficiados com a criação de duas novas linhas de lotação. O projeto do Executivo que modifica critérios para serviços deste tipo de transporte foi aprovado, nesta segunda-feira, pela Câmara de Vereadores. O transporte irá partir dos bairros Restinga e Belém Novo em direção ao Centro, beneficiando também moradores do Chapéu do Sol e Ponta Grossa. A região abrangida conta com cerca de 70 mil habitantes.

A previsão é de que a licitação para a prestação do serviço seja lançada no mês de agosto, para que as duas linhas comecem a operar até o final de 2012. Cinco emendas foram aprovadas. O texto segue para sanção final e em seguida será encaminhado para sanção do prefeito José Fortunati. “Como a construção do projeto envolveu Executivo, Legislativo e lideranças da comunidade, temos a convicção de que o prefeito vai sancioná-lo”, disse o relator da matéria, Luciano Marcantônio (PDT).

Uma das emendas aprovadas institui a categoria especial no transporte seletivo por lotação de Porto Alegre, com tarifa idêntica à lotação comum, que hoje é de R$ 4,00. O trajeto terá extensão de 50 quilômetros, desde que registre comprovada viabilidade técnica, operacional e econômica pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Poderão ser utilizados veículos com capacidade para até 38 passageiros. A bilhetagem eletrônica será compatível com aquela existente nos demais modais de transporte público da cidade, com prazo de 12 meses para adequação.

Moradores dos bairros beneficiados compareceram ao plenário e levaram faixas para pedir a aprovação do projeto. Alguns chegaram a bater boca com os vereadores e a sessão teve de ser interrompida diversas vezes. A comunidade acredita que a criação das novas linhas irá melhorar a vida dos moradores. “Vai facilitar bastante, porque além de haver mais locomoção poderá diminuir o tempo de espera”, acredita o vigilante e líder comunitário José Ventura, morador da Restinga há 34 anos. O bairro, segundo ele, conta hoje com quatro linhas de ônibus, que levam em média 50 minutos para chegar ao Centro. “Esperamos que com a lotação seja mais rápido”, afirmou.

O bairro Belém Novo possui, atualmente, apenas uma linha de transporte coletivo, que leva uma hora e 15 minutos para chegar à região central da cidade. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Balneário Arado Velho (Belém Novo), Dinar Melo de Souza, é comum encontrar o ônibus lotado. “A lotação seria uma alternativa para desafogar um pouco”, imagina. O morador Elton Fraga acredita que o trânsito ficará melhor. “Muita gente vai deixar o carro em casa e utilizar a lotação.”

Fonte: Danton Júnior / Correio do Povo 04/07/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *