Belém Novo

Um paraíso ao Deus-dará

CONHEÇA O PASSADO E O PRESENTE DE BELÉM NOVO, PARADISÍACO BAIRRO DA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE, COM FUTURO AMEAÇADO PELO AVANÇO DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

September 10, 2021

TEXTO DE PAULO CÉSAR TEIXEIRA E FOTOS DE LUIZ ABREU

A gente vive a louvar a beleza das terras alheias e esquece que na nossa terra – bem perto de nós – há paisagens maravilhosas. (…) Forçosamente, aquele paraíso de que a Bíblia fala, se era bom e bonito de verdade, devia ser assim, bem assim como a Villa Balnear Nova Belém. Aqui nesta, porém, há para todos os homens uma vantagem – podem comer todas as maçãs que quiserem.

Corria o ano de 1932 quando a Revista do Globo divulgou, dessa forma, as benesses da Villa Balneária Nova Belém, loteamento residencial recém construído às margens do Morro da Cuíca, em Belém Novo, zona sul de Porto Alegre.

De lá para cá, os encantos da paisagem descrita pela publicação quinzenal, que marcou época na imprensa gaúcha de 1929 a 1967, continua atraindo novos moradores em busca de paz e sossego, além de visitantes vindos de outros bairros e da região metropolitana de Porto Alegre.

Recentemente, jovens adotaram uma clareira junto à mata na Praia do Veludo, nas bordas do Morro da Cuíca, especialmente aos fins de semana, para assistir ao pôr-do-sol, que se reflete sobre as águas do Guaíba.

— É uma região da cidade com vocação para o lazer e a recreação, quem sabe até pudesse se transformar em ponto turístico, mas sofre com o descaso e a falta de cuidado do poder público — afirma a arquiteta e urbanista Clarissa Maroneze Garcia, autora da dissertação Ver o presente, revelar o passado e pensar o futuro: A evolução urbana do bairro Belém Novo em Porto Alegre – RS para o mestrado em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS.

(…)

Leia a matéria completa em https://www.ruadamargem.com/lugares/belem-novo-um-paraiso-ao-deus-dara

Fonte: Rua da Margem (https://www.ruadamargem.com/), a que agradecemos o interesse por retratar as coisas daqui e outras tantas de nossa cidade. Gracias, querid@s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *